quarta-feira, 14 de julho de 2010

Oasis

Depois do meu palpite furado que a Alemanha ganharia a Copa (um polvo - com seus nove cérebros - escolheu melhor que eu), no fim do último post, eu pensei em fazer um post sobre a final da Copa (afinal fiz um sobre o início e outro sobre as quartas de final) que a Espanha ganhou domingo passado, contra a seleção da Holanda. Achei bem legal, tava torcendo pela Espanha (principalmente porque a Holanda quem "nos eliminou"), ela foi campeã pela na primeira vez que foi pra final. :)

Pensei também em fazer um post sobre a monstruosidade do caso do goleiro Bruno, principal suspeito da morte da estudante (e ex-amante) Eliza Samudio, que queria apenas que ele assumisse a paternidade do filho dela.


Mas resolvi fazer sobre uma banda inglesa, Oasis, formada por dois irmãos em 1994, que brigavam muito entre si, fizeram algumas declarações polemicas e que anunciaram seu fim em 2009.
Recentemente descobri que gosto muito.
Já conhecia a banda há algum tempo (quem nunca ouviu "Wonderwall", "Stand by Me" e "Don't Look Back in Anger" ou, ainda, "Stop Cryin' Your Heart Out" - que toca no fim de Efeito Borboleta - que atire a primeira pedra.) até que um belo dia encontrei umas músicas aleatórias no meu computador que logo foram parar no meu mp3. Junte isso a alguns comentários de pessoas que eu sigo no twitter ao comentário do Lionel Messi que, se a Argentina ganhasse a Copa ele reuniria a banda para tocar na festa de comemoração do título (leia aqui ) - fato que foi logo desmentido por ele (leia aqui). E também ao maravilhoso sotaque britânico de Liam Gallagher. *--*
Tudo começou com uma banda chamada The Rain, formada por Liam e outros três companheiros (Paul McGuigan, Paul Arthurs e Tony McCaroll) e Noel compareceu a um show para curtir a performance da banda. Ao final da apresentação, Liam perguntou à Noel o que ele tinha achado.... "a banda á boa, mas as músicas são uma merda" - "então faça melhor...", e assim, estava formado o grupo, que em breve se tornaria sucesso na Inglaterra e no mundo.
A banda é fortemente influenciada pelos Beatles, fato que a imprensa inglesa caracteriza quase como uma "obssessão".
A banda lançou sete álbuns de estúdio: Definitely Maybe (1994), (What's the Story) Morning Glory? (1995), Be Here Now (1997), Standing on the Shoulder of Giants (2000), Heathen Chemistry (2002), Don't Believe the Truth (2005) e Dig Out Your Soul (2008) e uma coletânea Time Flies (2010) com 27 hits dos 15 anos da banda.
Em agosto de 2009, Noel disse em nota oficial ao site da banda que estava se desligando do grupo, "com tristeza e alívio", por desentendimentos com o irmão. Noel disse que "não poderia trabalhar nem mais um dia com Liam". Liam em outubro oficializou o fim da banda e, dois meses depois voltou atrás, dizendo que a banda continuaria sem Noel e que adotaria um novo nome. Em maio desse ano, Liam anunciou que a sua banda se chama Beady Eye e que lançará um album em outubro colocando um ponto final no Oasis.

Segue abaixo algumas curiosidades e citações dos irmãos Gallagher: :D

- A vida escolar de Noel foi muito problemática. Ele sofria de dislexia - dificuldade de memorizar - e as escolas de Manchester eram muito ruins. "A escola nunca representou muita coisa para mim. Desde cedo sabia o que o que queria ser. Eu queria ser músico", disse Noel.
- Liam acredita que o espírito de John está dentro dele. Ele disse que há alguns anos teve uma experiência em que saiu de seu corpo e o espírito de John Lennon se juntou a ele.
- No encarte do álbum Be Here Now, há a foto de um cartaz com os seguintes dizeres: "Os Beatles eram bons, mas o Oasis é muito melhor!".
- "O Oasis é incapaz de fazer um show ruim. Para o público, o show sempre será bom, porque ver a gente de perto é a coisa mais importante na vida deles" - Liam Gallagher
- "Dentre as 50 melhores cançoes de rock de todos os tempos, 49 são dos Beatles. A outra? Wonderwall" - Noel Gallagher
- "Disciplina? Eu não sei o significado dessa palavra" - Liam Gallagher
- "Nós não somos arrogantes, nós só achamos que somos a melhor banda do mundo" - Noel Gallagher

E opniões dos outros sobre a banda:

- "Eu amo Oasis. Eu amo o fato deles poderem sempre me manter bem humorada e entretida" - Sheryl Crow
- "Tenho que admitir, o Oasis é a segunda melhor banda do mundo." - Billie Joe Armstrong (Green Day)

Um comentário:

  1. Que banda de rock não tem os Beatles como influência? Toda entrevista de bandas que eu curto, o quarteto é mencionado.. mas convenhamos que vai entrar e sair década e nunca o mundo vai ter uma banda que se compare aos Beatles.

    Odeio Oasis, fiquei feliz quando eles acabaram porque eles são muito escrotos com os fãs (sem os fãs eles não seriam nada) e com a imprensa (quem divulga o trabalho deles?). Tá, Don't look back in anger é um hino, e tem umas outras musiquinhas boas, os caras são talentosos, mas eles são iguais os argentinos, acham que são mais do que verdadeiramente são.

    A frase do Liam que ele fala que o show pra o público sempre será bom pq a coisa mais importante na vida deles é vê-los ao vivo é verdade. A nossa banda preferida pode fazer um show de bosta que a gente vai achar um mácimo pq são ELES!

    A banda acabou pqnão havia espaço suficiente p/ ego do Noel e do Liam..

    Billie devia estar chapado quando disse tamanha besteira, pq até onde eu sei ele ama os Beatles, Ramones, Sex Pistols, mas não lembro dele mencionando o Oasis hahaha

    http://boulevardofideas.blogspot.com

    Bjsss

    ps: já viu suas matérias no sia?

    ResponderExcluir