segunda-feira, 19 de abril de 2010

Crise dos 20 / Nostalgias

Quase todos os meus amigos, que já tem 20 anos completos passaram por uma crise. Os que ainda estão por completar, falaram que vão ter a crise. Eu não tive.
Tudo bem. Duas décadas de vida pesa. A gente pensa como se já tivesse 30 (imagina então quando completar os 30?), para pra refletir em tudo que já realizamos e como não fizemos muita coisa rs, surge a crise.
Retifico: eu não tive crise quando completei 20 anos. Eu estou tendo. Nossa!, eu vejo meus priminhos completando 8, 9, 10 anos e lembro deles pequenininhos, que eu fui visitar na maternidade, peguei no colo! Me sinto uma velha.
Aí eu junto com meus amigos e começo a conversar: "na minha época...", "quando eu era criança..." e por aí vai. E o assunto começa: Lembra de Chiquititas? TV Cruj? TV Colosso? Os Trapalhões? Os Anjinhos? Punky, a Levada da Breca? Um maluco no pedaço? Power Ranger? Cavaleiros do Zodíaco? Sailor Moon?
Sem contar (sem humildade nenhuma) a melhor fase da música pop-chiclete do mundo: Backstreet Boys, N'sync, Westlife, Five, Britney e Christina Aguilera. Sandy e Júnior, Mamonas Assassinas e É o Tchan são capítulos à parte, que fizeram parte da infância de todos os meus amigos.
Eu lembro do Disk MTV, minhas primas gravavam clipes em fita de vídeo (???) e me emprestavam pra ver milhares de vezes depois (até o dia em que a fita mofava). Video cassete? E a fita cassete? Antes disso ainda: e os discos de vinil da Xuxa? Eu tenho certeza que todo mundo teve pelo menos um! Por falar em Xuxa, aaah, os programas que ela tinha: Xou da Xuxa, Xuxa Park.. muito melhores dos de hoje em dia. Ou porque na época a gente tinha idade pra gostar (e ela tinha idade pra fazer programa pra criança) ou porque simplesmente eram melhores mesmo.
Eu sou daquelas pessoas que afirmam veementemente que a minha infância foi melhor que as que as crianças de hoje em dia tem. Elas já nascem coladas no computador (quando o orkut foi criado, menores de 18 anos não podiam entrar. Agora é proibido para menores de 13, vê se pode?), videogame e celular. Enquanto eu brinquei muito de pique, de pular corda, de boneca. Fora os jogos de tabuleiro (dama, xadrez), batalha naval, os tazos que vinham dentro de embalagens de biscoito, tamagochi (minha professora da 3ª série proibia - com razão - esses bichinhos dentro de sala) e aquaplay.
Eu lembro da minha felicidade quando ganhei minha primeira máquina fotografica... analógica. Os filmes de 36 poses, demorava um dia pra revelar... ah o imediatismo que veio junto com a tecnologia digital: você vê o resultado na hora. Por um lado é bom (você apaga na mesma hora se não gostou do resultado e tira de novo. Fora o fato que, vc pode fazer as maiores caretas do mundo e não vai morrer de vergonha na hora de buscar a foto porque a pessoa que revela não viu), mas perde um tanto do charme... eu ainda revelo fotos, tem bem mais graça você tê-las em mão do que na tela do computador. Antes as fotos ocupavam albuns, hoje ocupam gigas.
E eu ainda tenho cartas (de quando minhas primas moravam em MG) e uma coleção de papéis de carta. E por falar em coleções: álbuns de figurinha (e o único que eu completei foi depois de crescida, foi o álbum do 3° Harry Potter)!! Revistinhas da Turma da Mônica! Os brinquedinhos que vinham dentro do Kinder Ovo!
É brega, é antigo, mas eu tenho muita história pra contar e tudo isso conta também um pouco da minha história!
Eu lembro que Merthiolate ardia, tinha álcool no Biotônico Fountoura.
(Quanto mais eu escrevo, mais eu lembro das coisas e o post já está ficando enorme)

Mas enfim: o que as crianças de hoje em dia poderão comentar no futuro? Jonas Brothers? Hanna Montana? Fiuk? Crepúsculo? Facebook e MySpace? Parece que sim, coitadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário