domingo, 18 de abril de 2010

O que você vai ser quando você crescer ?

Interessantes os rumos que a vida da gente toma.
Quando eu era criança, tinha aqueles sonhos de toda menina: "Vou ser bailarina. Ou professora. Ou veterinária".
E minha mãe sempre dizia que achava lindo quem era formado em Educação Física (!?) enquanto eu e minha irmã ficávamos em um jogo de empurra "só se ela se formar em Educação Física. Porque eu nao vou!". Mas eu fui crescendo e passando a gostar de jogar bola na escola e pronto!, decidi fazer Educação Física, o orgulho da mamãe. Foram uns dois, três anos com esse pensamento até que comprei um Guia do Estudante, fiz testes vocacionais e me perguntei 'quem é formado em Educação Física, faz o quê?' Na maioria dos casos, trabalha como personal trainer ou dá aulas de educação física. Não que não tenha muita área por aqui, mas desisti da idéia.
Próxima opção? "Petrópolis é uma cidade turística, vou fazer Turismo!", a conclusão fácil e estúpida que tive em seguida. Mas quem é formado faz o quê? Na maioria dos casos, é guia turístico e er... não sou muito fã de falar em público. Nisso eu já tava no terceiro ano do Ensino Médio e tem toda aquela pressão de vestibular, né? Todos os eventos onde reunia a família, alguém perguntava para o que eu iria prestar vestibular (perguntas tão chatas quanto aquelas vindas das tias que você não vê há muito tempo: " já tá namorando?" aaaaaaaaaargh, só servem pra fazer você se sentir mais encalhada. Obrigada, tia!).
Pronto! Tirei um ano de "férias" (fiz cursinho durante esse tempo). Pra pensar no que eu queria fazer. E eu fui lendo profissão por profissão no Guia do Estudante, os prós e contras e tentar me imaginar exercendo cada uma delas. Fiz uma lista das que mais me agradaram. E me passou pela cabeça Direito, Nutrição, Administração e Jornalismo. E a ultima opção ficou latejando na minha cabeça; eu passei a ler e assistir o jornal com mais atenção e pronto: é isso o que eu decidi fazer na minha vida.
Fiz o vestibular, passei e agora já estou no terceiro período da faculdade. E sabe, é tudo que que eu mais queria mesmo, eu amo o que eu to fazendo (e um dia - quem sabe ano que vem, no dia do Jornalista, já que esse ano já passou! - eu faço um post comentando sobre a área, os prós e contras e talz)! A melhor coisa que eu fiz foi tirar um ano pra refletir o que eu ia fazer, imagina se eu tivesse começado a fazer Turismo? ;p

Família pressiona e influencia muito mas, no fim das contas, você tem que escolher algo que goste independentemente da opnião dos outros.


PS: a minha irmã resolveu fazer Moda e, faltando apenas entregar o TCC, descobriu que não era nada do que ela queria fazer. Hoje em dia ela pensa em Design de Interiores e Astronomia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário